sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Suplementos alimentares: busque orientação de um nutricionista

Por Cristiano Moura e Anna Letícia Tararam

Um assunto frequente nas conversas entre a galera da academia é a suplementação alimentar. Até mesmo quem nunca usou pode se arriscar a dizer que sabe alguma coisa, de tanto ouvir os colegas de musculação comentarem sobre os últimos lançamentos, os melhores resultados e os produtos do momento.



Os suplementos são alimentos transformados pela tecnologia, com os mesmos nutrientes dos convencionais, como proteínas, carboidratos e vitaminas, mas de forma concentrada e prática, seja em cápsulas, em líquido ou em pó.

O acesso aos suplementos alimentares é fácil e há uma variedade nas prateleiras das academias, das lojas especializadas e na Internet. A lista de opções é extensa, tanto em número de marcas quanto em composições de nutrientes, todos trazendo promessas de resultados impecáveis, sedutores como a vaidade e traiçoeiros também.

Sem receita

Como o consumo desses produtos não exige receita ou qualquer restrição, muitas pessoas levam para casa aquele suplemento que um amigo da academia indicou ou cujo rótulo pareceu mais atraente, sem nunca ter consultado de um nutricionista.

Coordenador de uma academia de musculação em Salvador, Cristiano Lima sempre direciona seus alunos que demonstram interesse pelos suplementos alimentares para um profissional de nutrição.

“É o nutricionista quem vai definir se há ou não a necessidade do uso do suplemento, se o aluno apresenta algum déficit de nutrientes simples, como sais minerais e vitaminas. Só assim o aluno terá um aparato completo sobre as questões que envolvem a alimentação e saberá sobre a necessidade do suplemento”, revela.

Riscos

Diego Maltez (foto), gerente comercial, conhece bem problemas como a sobrecarga renal causada pela grande quantidade de proteínas presentes em muitos suplementos alimentares.



Ele pratica musculação há oito anos, é usuário assíduo de suplementos e nunca consultou orientação especializada. “Já tive alguns problemas estomacais, como mal-estar e ânsias de vômito constantes. Também já tive espinhas no peito e nos braços, devido ao uso de suplementos de baixa qualidade”.

A nutricionista Carla Alvarez chama a atenção para o consumo consciente de suplementação alimentar, pois somente assim será avaliada a real necessidade do indivíduo e, além do suplemento, ele também será orientado em uma dieta equilibrada.

Segundo a nutricionista, o cuidado com a alimentação diária é essencial: “o suplemento torna-se supérfluo quando utilizado por praticantes de atividade física que não possuem uma alimentação adequada, ingerem muitos doces, bebidas alcoólicas e não comem nos horários certos”.

Alimentação

Carla diz que através de uma alimentação equilibrada, de três em três horas, e escolhendo qualitativamente os alimentos já é possível obter bons resultados na musculação, sem a necessidade do reforço de suplementos alimentares.

É o caso do estudante Leandro Reale, que pratica musculação e não recorre à suplementação. “Eu me preocupo muito com a alimentação e o sono. Tento comer várias vezes ao dia, seleciono os alimentos com os nutrientes que quero ingerir, hidrato bastante o meu corpo, tenho boas noites de sono e acabo conseguindo os resultados que eu quero”, comemora.

A nutricionista Carla Alvarez alerta ainda que somente os suplementos alimentares das marcas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devem ser consumidos.

Clique aqui e confira a lista de produtos liberados publicada no site da Anvisa.

3 comentários:

  1. Sugestão: colocar o link para a página de consulta.
    http://www.anvisa.gov.br/alimentos/banco.htm

    ResponderExcluir
  2. Olá Anna, é sempre bom lembras que antes de sair utilizandosuplementos alimentares é preciso procurar um profissional que possa dar orientações. Não sou contra o uso de complementos, até porque utilizo, mas acho muito importante uma orientação e como diz no post uma alimentação balanceada.

    Abs, Sofia.

    ResponderExcluir
  3. É importantíssimo consultar um nutricionista antes de sair tomando Suplementos alimentares. Pena que nem todo mundo faz isso!

    ResponderExcluir