quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dieta emergencial faz mal à saúde

Por Anna Letícia Tararam e Cristiano Moura

Está chegando o verão, e junto com ele vêm as famosas dietas “milagrosas”, que prometem resultados rápidos para quem deseja estar em forma e não ter problemas na hora de curtir as praias.

Elas são diversas, a dieta da sopa, da maçã, da banana, do suco de limão, da proteína, e muitas outras que também entram na moda. Porém, essas medidas instantâneas de emagrecimento são extremamente nocivas para o organismo.

A nutricionista do Hospital Evangélico da Bahia Cyntia Lopes alerta sobre os perigos das dietas que garantem o resultado em curtíssimo prazo.

“As pessoas procuram as dietas ditas ‘milagrosas’ para emagrecer rapidamente, sem esforços. Porém, elas não oferecem benefícios em longo prazo e a maioria dos pacientes recupera todo peso após o término. Daí vem o efeito sanfona, que faz muito mal para a saúde, porque compromete o funcionamento do sistema imunológico, tornando o paciente mais suscetível a resfriados, gripes e infecções”, explica Cyntia.

OS PERIGOS

Pensando em perder peso em poucos dias para curtir o verão deste ano, a promoter Rebeca Cavalcante (foto), de 27 anos, fez a dieta da sopa e se arrependeu. “Estava querendo emagrecer e acabei apelando para essa dieta, que faria com que eu perdesse um quilo por dia”, conta Rebeca.

A promoter ainda explicou que não conseguiu completar uma semana, o prazo estabelecido para a dieta, comendo apenas sopa de verduras no almoço e no jantar. “Passei mal, minha pressão baixou e acabei parando no hospital. Hoje sei que fiz uma grande besteira com meu corpo e com a minha saúde”, desabafa ela, que atualmente segue uma dieta estabelecida por um profissional e pratica exercícios.

A dieta “milagrosa”, muitas vezes, desequilibra a ingestão dos nutrientes que devem ser oferecidos ao nosso corpo através de alimentos variados e saudáveis.

REEDUCAÇÃO

“Essas dietas são radicais e, por isso, são consideradas perigosas. Todas têm em comum um cardápio cheio de restrições, impossível de ser seguido por muito tempo, e sem oferecer os nutrientes de que o nosso organismo precisa”, esclarece Cyntia.

Para a nutricionista, o importante na hora de emagrecer é não ter pressa. Deve-se procurar um profissional especializado para que este faça toda avaliação, cálculo do cardápio e o acompanhamento individualizado, porque cada pessoa possui as suas necessidades, que não são iguais às de outra pessoa.

“O foco principal é uma reeducação alimentar, orientada por um nutricionista, sem restrição de nenhum grupo alimentar”, diz ela. O correto é controlar o peso através de uma rotina de alimentação saudável, que se mantenha incorporada num estilo de vida. Alimentar-se bem é uma questão de hábito.

Um comentário: